Peugeot 9×8 Hypercar: Nascido para vencer!

peugeot 9x8 hypercar

O Peugeot 9×8, a aposta da marca para o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC – World Endurance Championship) de 2022, foi já apresentado!

Após meses de trabalho intenso, os engenheiros de desenvolvimento liderados por Olivier Jansonnie (Diretor Técnico da PEUGEOT Sport) revelam as linhas e o conceito aerodinâmico do veículo de competição de última geração que promete revolucionar o desporto automóvel de resistência.

O Hypercar 9×8 vem suceder o Peugeot 905 e o Peugeot 908, sendo que ambos trazem já uma senda de vitórias que se pretende que se estenda ao novo modelo da casa francesa.

Identidade e Inovação

A Peugeot está de regresso ao Campeonato do Mundo de Resistência, a competição que combina rapidez com robustez e tem nas 24 Horas de Le Mans a prova mais icónica. No regresso, a marca francesa traz um automóvel novo e único, com uma aerodinâmica totalmente apurada e que não requer asa traseira.

Apesar dos veículos de competição necessitarem de um grande apoio aerodinâmico, por forma a maximizar a tração e aderência, o fato de existirem elementos que o promovem faz com que a velocidade máxima atingida nas retas seja mais limitada. Assim, a Peugeot inova e apresenta um chassi que garante que a velocidade em reta não seja posta em causa.

O Peugeot 9×8 foi criado de acordo com as especificações mais recentes da FIA para a WEC. Para motor principal, traz um V6 biturbo a gasolina com 2,6 litros de capacidade, fornecendo às rodas traseiras 707 cv. A este junta-se a um motor elétrico com 272 cv, alimentado por uma pequena bateria colocada no eixo dianteiro, onde deposita a sua potência. O mais interessante? É que o automóvel não ultrapassa os 1030 quilos.

A Peugeot abre, assim, um novo capítulo da sua história com a presença do campeonato do Mundo de Resistência, o da neo-performance.

9×8: Uma afirmação Peugeot

Como surge o nome do Hypercar da Peugeot?

  • O número 9 traz a herança dos veículos de competição extrema da marca, com as suas vitórias associadas, o 905 (1990-1993) e o 908 (2007-2011).
  • O X lembra a tração integral nas 4 rodas motrizes e a sua tecnologia híbrida que faz parte integrante do novo Peugeot Hypercar, um braço da estratégia de eletrificação da casa francesa no que respeita à competição.
  • O 8 assinala e faz representação de todos os modelos contemporâneos da marca e que tão bem caracterizam: 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e, claro, o 508 que também passou recentemente pela equipa de designers e engenheiros responsáveis pelo Hypercar, sendo o primeiro modelo a utilizar a designação PEUGEOT SPORT ENGINEERED.