Quando mudar a correia distribuição do Peugeot 308 1.6 hdi?

controlo nas oficinas Peugeot - quando mudar correia de distribuição peugeot 308 1.6 hdi

O Peugeot 308 é, sem sombra de dúvidas, um dos mais populares modelos da marca e, ao longo dos anos, tem vindo a evoluir e a melhorar em todos os aspetos. No entanto, e como sabe, a manutenção automóvel é extremamente importante e a correia de distribuição é dos componenetes mais importantes do motor do seu carro. Por isso, se quer saber quando mudar a correia de distribuição do seu Peugeot 308 1.6 hdi, continue a ler.

Peugeot 308 1.6 HDI

O best-seller da Peugeot tinha um motor a diesel que respondia de forma extremamente eficaz e que acabava por se tornar num carro divertido de conduzir, mas muito seguro e de confiança. Fatores que acabaram por fazer com que este fosse um dos modelos mais requisitados da marca francesa. 

No entanto, mesmo sendo incrível ao nível da tecnologia e dos materiais, o 308 HDI precisa de manutenção para que seja possível tirar partido de toda a sua potencialidade. E, como se sabe, a correia de distribuição é um dos mais importantes componentes do motor do seu carro. Por isso mesmo queremos ajudá-lo a compreender mais sobre o assunto. 

Sabe o que é a correia de distribuição?  Devemos substituir por quilometragem ou por tempo? Quando devemos efetivamente substituir a correia de distribuição? Iremos tentar responder a estas e outras questões.

O que é a correia de distribuição?

Esta é uma das peças mais importantes do motor do seu carro e serve para transmitir, de forma sincronizada, todos os órgãos internos do motor e isso porque ela sincroniza os movimentos dos pistões, válvulas e bomba de água, no caso do 308.

Quilometragem ou tempo?

A Peugeot aconselha a substituição da correia entre os 120 e 240 mil quilómetros. Caso exista um problema com a correia de distribuição do seu Peugeot o motor poderá ser alterado, chegando mesmo a colocá-lo fora de utilização. Por isso, não facilite. Se o seu automóvel tem mais de 120 mil quilómetros, marque já a sua revisão!

Com quantos quilómetros se deve mudar a correia de distribuição?

Tal como referido, a Peugeot indica que a correia de distribuição deverá ser mudada entre os 120 e os 240 mil quilómetros. No entanto, existem outros fatores que poderão ter algum impacto na duração da correia de distribuição. É disso exemplo os sistemas Start&Stop que interferem no desgaste prematuro do tensor. Ou seja, se a utilização que faz do seu 308 1.6 HDI é mais citadina, com trânsito e muitos semáforos, a manutenção da correia de distribuição deverá ser antecipada.

Como prolongar a vida do 308?

Cumpra sempre os planos de manutenção estabelecidos pela Peugeot e procure profissionais especializados na marca. Acredite que faz toda a diferença. Numa revisão Peugeot são revistos os controlos do interior do veículo, a data de validade do kit de desempanagem dos pneus, controlos de segurança como sistema de travagem e direção, controlos de ambiente, controlos dos sensores, o óleo, o kit de correia de distribuição e mais uma série de procedimentos que garantem e prolongam a vida do seu Peugeot 308. 

Se está na hora da revisão anual, lembre-se que os profissionais Peugeot são treinados para dar o melhor tratamento ao seu carro.