Qual o óleo recomendado para o Peugeot 307?

óleo recomendado peugeot 307

Sintético, mineral, semissintético… São variados os tipos de óleo de motor que existem no mercado. Neste artigo, mostraremos qual o óleo recomendado para o Peugeot 307 e quais as consequências de uma incorreta manutenção do motor do seu carro.

Qual o óleo recomendado para o Peugeot 307?

Por norma, a mudança de óleo do carro deve ser feita 1 vez por ano. No entanto, esta indicação pode mudar de acordo com as indicações do fabricante, do tipo de óleo que é utilizado e os quilómetros percorridos.

Grande parte dos fabricantes recomenda a troca de óleo de acordo com a quilometragem, ainda que isso implique trocar o óleo mais do que uma vez ao ano.

No caso concreto do Peugeot 307, a mudança de óleo deve ser feita a cada 10 mil quilómetros e deve ser usado um óleo com base sintética ou semi sintética, de acordo com as normas.

Esta informação pode ser facilmente encontrada no manual de manutenção do seu carro e, por forma a prolongar a vida do motor do seu carro, essas indicações devem ser seguidas à risca.

É precisamente nesse manual de manutenção que se pode ter acesso ao tipo de óleo e quilometragem máxima para mudança de óleo, de acordo com as especificações do seu Peugeot 307.

A importância da mudança de óleo

O óleo para o carro não serve apenas para lubrificar o motor, é sim essencial para o bom funcionamento de todo o veículo. Com o passar do tempo, o óleo e o filtro do óleo começam a acumular partículas suspensas, sujidade e impurezas que são verdadeiras inimigas da eficiência do seu carro.

Para garantir que nada de mal acontece, deve fazer a mudança de óleo e filtro com regularidade, seguindo as orientações da própria marca.

Quais as principais funções do óleo do motor?

  • Lubrificação: o óleo serve para lubrificar as peças do motor e diminuir a fricção. Ao diminuir o contacto entre metais e peças em movimento, diminui-se também o consumo de energia.
  • Arrefecimento: o óleo reduz o calor que é gerado pelo atrito das peças e arrefece os componentes do motor.
  • Limpeza: o óleo coloca em suspensão todas as impurezas, partículas, poeiras e resíduos e estas se depositem no motor, desgastando-o.
  • Anticorrosão: o óleo protege o motor da corrosão causada pela combustão
  • Estanquicidade: a película do óleo ajuda à estanquicidade dos pistões, conservando o motor.

Mudança de óleo: Conselhos úteis

Já sabemos que, no caso do Peugeot 307, a mudança de óleo deve ser feita a cada 10 mil quilómetros. No entanto, é fundamental que faça também a mudança do filtro de óleo já que é aqui que se concentram todas as partículas e impurezas do circuito de lubrificação.

Caso não mude o filtro regularmente, pode estar a diminuir a qualidade do óleo e a causar um desgaste maior no motor já que, quando o filtro de óleo está muito sujo, dá-se uma diminuição do fluxo de óleo e, por consequência, da lubrificação do motor. Além disso, se o filtro de óleo ficar totalmente bloqueado, é aberta uma válvula de segurança e, neste caso, o óleo deixa de ser filtrado.

Se está na hora da revisão anual, lembre-se que os profissionais Peugeot são treinados para dar o melhor tratamento ao seu carro.