Stellantis e aiMotive: rumo à condução autónoma

aimotive, sistemas de condução autónoma

A Stellantis, grupo do qual faz parte a Peugeot, avançou para a aquisição da aiMotive, uma start-up que lidera o desenvolvimento de inteligência artificial e de software de condução avançada.

Segundo Yves Bonnefont, Chief Software Office da Stellantis, “A aquisição da tecnologia de inteligência artificial e de condução autónoma, de classe mundial, da aiMotive representa um contributo importante para a nossa transformação numa empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”.

Este é mais um passo do Grupo no cumprimento das metas definidas no plano Dare Forward 2023.

aiMotive: Na vanguarda da condução autónoma

Presente na Hungria, Alemanha, Estados Unidos da América e Japão e com mais de 200 funcionários altamente qualificados, incluindo uma equipa especializada em inteligência artificial avançada e em condução autónoma.

A aiMotive tem diferentes áreas principais de atuação no que respeita a inteligência artificial e condução autónoma:

  • aiDRIVE: software para condução autónoma;
  • aiDATA: operações de inteligência artificial e ferramentas de dados;
  • aiWARE: experiência e propriedade intelectual e know-how para microchips de silício;
  • aiSIM: software de simulação para desenvolvimento da condução autónoma.

Todo este conhecimento está a ser capitalizado pela equipa de Software da Stellantis no desenvolvimento de plataformas tecnológicas (STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive). Estas serão, posteriormente, integradas nas quatro novas plataformas de veículos STLA (STLA Small, STLA Medium, STLA Large e STLA Frame), a partir de 2024.

A Stellantis prevê que este investimento gere um retorno de 20 mil milhões euros de volume de negócios anual até ao final da década.

Apesar da aiMotive se apresentar no mercado como uma subsidiária da Stellantis, não deixará de ter a sua independência e não perderá a sua identidade, continuando a sua busca do novo, do inovador e do diferente. Esta irá, com certeza, contribuir para o rápido e sustentável crescimento do Grupo nestas duas áreas de futuro.